Os gabaritos das provas do Exame de Suficiência para bacharel e técnico em contabilidade já estão disponíveis no site da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), responsável pela realização do Exame, e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que representa os cerca de 500 mil profissionais da Contabilidade registrados em todo o País. Na primeira edição deste ano, a sétima já realizada desde 2011, aproximadamente 55 mil pessoas se inscreveram para as provas, realizadas no último domingo, 6 de abril, em todo o País. No total, foram 44.284 inscrições para a prova de bacharel em Ciências Contábeis e 10.743 para a de técnico em contabilidade. As avaliações foram aplicadas pela FBC em 137 cidades de todos os estados brasileiros.
O número é recorde entre as seis edições. Em São Paulo, estado com o maior número de inscritos, 14.455 mil pessoas realizaram as provas. A participação dos candidatos paulistas ficou em 82,93%, número considerado alto, dado o volume de inscrições. Segundo Nelson Zafra, vice-presidente de Registro do CFC, o Exame de Suficiência transcorreu de forma tranquila em todo o Brasil. “Tudo ocorreu conforme o esperado nos estados e no Distrito Federal”, disse ele ao CFC Informa. Para Zafra, o Exame de Suficiência é um instrumento importante para a classe porque assegura um profissional mais preparado para o mercado de trabalho. “Precisamos de profissionais que estejam preocupados em se capacitar para oferecer um serviço melhor e cada vez mais eficiente”, afirmou.
Ana Carolina de Melo se formou em Ciências Contábeis em dezembro de 2013 e prestou o Exame pela primeira vez neste ano. Ela trabalha no departamento de Contabilidade de uma grande indústria química e considera a avaliação como algo positivo. “É bom porque ajuda a filtrar o mercado de trabalho, evitando que aqueles que não possuem o conhecimento necessário atuem como profissionais”. Fernando dos Reis Souza realizou as provas em 2013 para Técnico em Contabilidade e achou que a prova deste ano estava mais bem elaborada. “A prova estava muito exigente, mas estou confiante que vou passar”, disse, confiante.
Assim como Ana Carolina e Fernando dos Reis, aproximadamente 200 mil bacharéis e técnicos em contabilidade já foram avaliados pelo Exame, desde que foi instituído, em 2011. Ser aprovado na avaliação é um dos requisitos para obter o registro profissional, documento necessário para a atuação profissional na área contábil. A exigência desse documento foi instituída pela Lei n.º 12.249, de 11 de junho de 2010. No Brasil, somente os cursos de Direito e Contabilidade se utilizam desse recurso para medir o conhecimento e nivelar o mercado. A oitava edição do Exame já está marcada para setembro deste ano.
Fonte: CFC
Disponível em: http://www.portalcfc.org.br/noticia.php?new=13676
Comentário(s):