A reportagem sobre as renovações de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), apresentada no programa "Bom Dia, Brasil" desta segunda-feira, 27, contém incorreções. A fim de fornecer aos estudantes e à sociedade as informações corretas sobre o material divulgado pelo telejornal da Rede Globo, o Ministério da Educação afirma:
1. Não existem “200 mil contratos” do Fies que deixaram de ser renovados. Conforme informado à emissora, o balanço final será apresentado no decorrer desta semana, já que o prazo para renovação se encerrou no dia 20 último. O MEC reafirma, porém, que os levantamentos preliminares apresentam um número inferior a 100 mil.
2. A reportagem afirma: “Mesmo os que tiveram o seu contrato renovado terão de pagar juros mais altos”. Essa informação não é correta. A mudança na taxa de juros só vale para os novos contratos, que serão firmados a partir do segundo semestre deste ano.
3. O sistema on-line de renovação do Fies, aberto desde o dia 31 de janeiro, apresentou problemas técnicos no período de 23 de janeiro a 7 de março último. Tais falhas foram solucionadas, e o sistema vem funcionando perfeitamente desde 8 de março, o que permitiu a adição de mais de 1,8 milhão de contratos.
4. Por fim, o MEC reforça: todos os estudantes que já estão no Fies e que, por alguma razão, não realizaram o aditamento referente ao primeiro semestre de 2015, podem fazê-lo durante o período de renovação do segundo semestre, que terá início em 3 de agosto.
Conteúdo integral disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21496
28 de jul. de 2015
MEC contesta reportagem do programa "Bom Dia, Brasil"
Notícias mais lidas
-
Saiu o resultado das propostas de novos Programas de Pós-Graduação. Foram aprovados os doutorados da UFRJ e UFPR , em contabilidade. ...
-
Na quarta-feira dia 3 de setembro/14, os acadêmicos do 4º ano de Ciências Contábeis participaram de uma palestra proferida pela auditora ...
Comentário(s):